No VivaReal, temos a forte convicção de estar construindo algo que vai durar por várias gerações. Eu vejo o VivaReal por décadas a partir de agora.

Então o que é preciso para durar várias gerações? O problema que você está resolvendo é tão importante que por abordá-lo com sucesso você está mudando a vida das pessoas? No caso do nosso negócio, nós trabalhamos duro todos os dias para ajudar as pessoas a encontrar e a viver na casa dos seus sonhos. Eu ainda não me sinto satisfeito com o que nós realizamos, mas a visão que temos, combinada com a nossa capacidade de executar me leva a acreditar firmemente que vamos deixar a nossa marca no universo.

Como empreendedores, como sabemos se a nossa empresa tem potencial para suportar o teste do tempo e tornar-se uma grande empresa? No livro de Peter Thiel chamado “Zero to One”, ele pede para todos os empreendedores  se perguntarem nove questões importantes.

Se você tem uma empresa, está começando um novo empreendimento ou está pensando em investir em uma startup, você deve se perguntar as seguintes questões:

  1. A questão secreta: Você identificou uma oportunidade única que os outros não vêem?
  2. A questão de Engenharia: Você pode criar avanço tecnológico em vez de melhorias?
  3. A questão de tempo: Agora é o momento certo para começar este negócio?
  4. A questão do tamanho: O mercado potencial é grande o suficiente?
  5. A questão do crescimento: Você tem uma maneira de não apenas obter, mas de conquistar novos clientes rápida e sistematicamente?
  6. A questão do monopólio: Você consegue conquistar rapidamente uma grande parte de um pequeno mercado?
  7. A questão do tempo de vida: Será que seus clientes usariam seu produto ou serviço novamente?
  8. A questão de durabilidade: Sua posição no mercado será justificável nos 10 a 20 anos futuros?
  9. A questão de pessoas: Você possui a equipe certa?

Somente se todas estas perguntas são respondidas positivamente, você deve seguir em frente.

Exemplo:

Aqui estão as respostas do VivaReal.

1 - A questão secreta: Você identificou uma oportunidade única que os outros não vêem?

Sim. Acho que temos uma visão clara sobre como tornar o processo de encontrar a sua casa melhor. É um mercado altamente competitivo, mas acreditamos que temos uma visão centrada no consumidor focada emresolução de problemas e no final isso vai nos ajudar a liderar o caminho.

 2 - A questão de Engenharia: Você pode criar avanço tecnológico em vez de melhorias?

Sim. Estamos no processo de investir pesado em produtos que facilitarão o processo para milhões de brasileiros em todo o país. Nós nos tornamos extremamente orientados para o produto e nos últimos 18 meses eu me sentei com a área de produtos e engenharia com a finalidade específica de fazer disso uma prioridade alta. O processo da compra da casa tem tantos gargalos, mas acreditamos que podemos fazê-lo mais fácil e mais transparente com a tecnologia.

 3 - A questão de tempo: Agora é o momento certo para começar este negócio?

Há uma grande demanda por nossos produtos e a Internet no Brasil chegou a um ponto de inflexão, particularmente no celular.

4 - A questão do tamanho: O mercado potencial é grande o suficiente?

Este é uma oportunidade multibilionária $

5 - A questão do crescimento: Você tem uma maneira de não apenas obter, mas de conquistar novos clientes rápida e sistematicamente?

Sim. Creio que a nossa estratégia de conversão de teste gratuito nos ajudou a acelerar e agora entramos em um ciclo virtuoso onde quanto mais propriedades temos, mais visitantes temos e isso nos ajuda a obter mais anunciantes.

6 - A questão do monopólio: Você consegue possuir rapidamente uma grande parte de um pequeno mercado?

Eu acredito que sim, no entanto, ainda temos uma pequena fração do total gasto em publicidade imobiliária no Brasil. A nossa quota de tráfego tem crescido vertiginosamente ao longo dos últimos 5 anos, mas nós precisamos fazer um melhor trabalho quanto a dominar os mercados locais específicos.

7 - A questão do tempo de vida: Será que seus clientes usariam seu produto ou serviço novamente?

Sim. Temos um modelo de receita recorrente e sempre haverá uma demanda para encontrar um lugar para morar.

8 - A questão de durabilidade: Sua posição no mercado será justificável em ​​10 a 20 anos futuros?

Muito provavelmente sim, negócios de mercado imobiliário geralmente desenvolvem uma forte proteção em torno deles.

9 - A questão de pessoas: Temos a equipe certa?

Absolutamente! Temos os mais talentosos membros de equipe com mentes mais empreendedoras do que qualquer empresa de Internet no Brasil. A propósito, estamos contratando!

Veredicto: O VivaReal está bem posicionado para continuar nosso crescimento e se tornar um dos mais importantes negócios de Internet no Brasil.